O Impacto da Tecnologia RIM no ambiente

A preservação do meio ambiente é uma prioridade mundial para as sociedades.
Desta forma, nos dias de hoje, valores éticos ambientais encontram-se cada vez mais inseridos na identidade das empresas, tais como a sustentabilidade e a defesa do planeta.
A aplicação de medidas ambientais por parte de uma organização, pode também trazer benefícios para as mesmas, como o aumentar a eficiência energética e economizar recursos naturais como a água, que pesam diretamente no bolso das empresas.

 

Mas afinal, qual o impacto da Tecnologia RIM no ambiente?

A tecnologia RIM é uma tecnologia que pode apresentar práticas amigas do ambiente, quer na escolha do material a utilizar para a fabricação do molde, quer no próprio processo de produção, quando comparado com outras técnicas de moldação.

 

• Impacto do Material utilizado para o ambiente

Esta tecnologia RIM é uma tecnologia que consiste na injeção de materiais compósitos a baixa pressão.
Com o aumento da preocupação pelo meio ambiente, verifica-se um aumento da utilização de materiais compósitos nas mais variadas indústrias, promovendo a incorporação e materiais de origem natural em materiais compósitos, de forma a reduzir o impacto ambiental.
É de salientar que, a escolha do material a utilizar não depende apenas da MICE, mas também do cliente.

 

• Impacto do Processo de produção da MICE no ambiente

O processo de produção da MICE quando comparado a outras tecnologias, como impressão 3D ou vácuo, por ser um processo com baixos tempos de procedimento tanto no que diz respeito à fabricação de pequenas e médias séries como processamento de compósitos, permite uma gestão de recursos mais eficientes (energia, por exemplo).

 

A tecnologia utilizada pela MICE, foge também à saturação do mercado de produção em massa, é uma aposta num mercado azul de produtos com menores séries, e não descartáveis e maiores ciclos de vida.